Página Inicial







Sínodo: Elaboração do relatório final
23 de Outubro de 2015

Foi apresentado o Projeto de Relatório Final do Sínodo dos Bispos sobre a Família, na quinta-feira dia 22 de Outubro. Os padres sinodais analisaram o texto e fizeram intervenções e observações. As modificações solicitadas deverão ser feitas até as 14h desta sexta-feira, dia 23, por escrito. O Relatório Final será apresentado na manhã de sábado dia 24 e durante a tarde serão as votações.

 

“Ontem, nos reunimos em plenário e nos foi apresentada a proposta de texto final do Sínodo. Um texto consistente, que deveria refletir um pouco todo o trabalho do Sínodo, quer da Assembleia Extraordinária do ano passado, quer as contribuições das Conferências Episcopais e outros organismos da Igreja entre os dois Sínodos, e também o trabalho desta Assembleia de 2015. Em plenário, mais um vez, com este texto em mãos, vamos trabalhar para ajustá-lo no que for necessário, enriquecê-lo ainda para que ele reflita da melhor forma o trabalho feito. Amanhã à tarde será o voto final do texto, portanto, que vai representar todo o trabalho do Sínodo”, afirma o Arcebispo de São Paulo, Card. Odilo Pedro Scherer.

 

Para o cardeal, o que o que chama atenção no Relatório Final é “a tônica pastoral do texto, que naturalmente não entra em questões doutrinárias, como o Papa já tinha dito desde o começo, mas pretende colocar-se de maneira aberta, acolhedora diante da realidade da família e, ao mesmo tempo, dar orientações pastorais para a família, mas também orientações pastorais da Igreja para a própria Igreja em relação à família sobre uma nova pastoral familiar, onde a família esteja mais profundamente integrada na vida da Igreja”.

 

O Card. Odilo Pedro Scherer refere ainda que a nova pastoral familiar “será o fruto deste trabalho do Sínodo, de um renovado interesse da Igreja em relação à família e, por isso, uma renovada forma de tratar a questão família, onde de fato se vai mais no concreto daquilo que o Concílio já tinha dito, que a família é Igreja doméstica. Tomando muito em consideração os desafios da família neste nosso tempo na Igreja e na sociedade contemporânea. Este duplo horizonte está presente em todo o texto.”

 

A XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos encerra no domingo, 25 de Outubro.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados