Página Inicial







Mundo: Territórios de Vida
26 de Outubro de 2015

Territórios de Vida (em inglês, Territories of Life) é uma série de vídeos com um objectivo, aquele de mostrar histórias de resistência, de capacidade de recomeçar e de esperança para as comunidades indígenas que se encontram na primeira linha contra a corrida global pela posse das terras.

 

Os vídeos de “Territories of Life” são uma produção da LifeMosaic, uma organização sem fins lucrativos, com sede na Escócia. Produziu dez histórias, filmadas nas comunidades indígenas da Indonésia, Filipinas, Guatemala, Equador, Colômbia, Paraguai, Tanzânia, e Camarões. LifeMosaic trabalha, activamente, com centenas de outros parceiros locais para facilitar a distribuição gratuita de “Territories of Life” às comunidades indígenas e às organizações que as defendem, em todo o mundo.

 

“Os vídeos apresentados em ‘Territories of Life’ trazem-nos histórias estimulantes de comunidades que se estão a organizar com sucesso, para defenderem o seu território e o seu futuro”, lê-se num comunicado de imprensa de LifeMosaic.

 

Estes vídeos incluem “A história de mulheres Masai indígenas”, na Tanzânia, que promoveram acções de sensibilização, de protesto e de pressão política para conduzir um movimento de defesa dos seus territórios, e os “indígenas Misak”, na Colômbia, que desenvolveram e estão a levar por diante um “Plano de Vida”, uma visão a longo prazo de um desenvolvimento auto-determinado e sustentável. A série de vídeos inclui também alguns manuais de base sobre direito à terra, açambarcamento de terras, e sobre as tácticas comuns que as empresas utilizam para convencerem as comunidades a aceitarem e a apoiarem os seus projectos.

 

LifeMosaic diz que “os vídeos e os manuais têm como finalidade apoiar as populações indígenas na luta pela sua liberdade, através de um consenso prévio e informado; a defenderem os seus direitos; a participarem mais activamente na planificação dos próprios territórios locais; e, nas aldeias, também projectam planos de acção tendo em vista o desenvolvimento auto-determinado e a protecção dos seus territórios, das florestas e dos demais recursos”.

 

É mais do que um serviço através de palavras. LifeMosaic trabalha, activamente, com centenas de outros parceiros locais para facilitar a distribuição gratuita de “Territories of Life” às comunidades indígenas e às organizações que as defendem, em todo o mundo.

 

Para receber esta série de vídeos, consulte o site.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados