Página Inicial







Vaticano: Papa recebeu os vencedores do Nobel da Paz
9 de Novembro de 2015

O Papa recebeu no sábado, 7 de Novembro, no Vaticano o Quarteto de Diálogo para a Tunísia, vencedores do Nobel da Paz 2015. Francisco felicitou Mohamed Fadhel Mahfoudh, Abdessatar Ben Moussa, Wided Bouchamaoui e Houcine Abbassi, com quem conversou durante cerca de 15 minutos.

 

Vocês são “artífices de paz”, e o vosso trabalho é “feito com as mãos e com o coração” foram algumas das palavras de apreço que o Papa dirigiu ao Quarteto.

 

Por sua vez, os membros do Quarteto da Tunísia agradeceram ao Papa por ter-lhes recebido, enfatizando a importância do trabalho realizado pelo Pontífice, “verdadeiro homem de paz”, para que a paz possa se estabelecer em todos os lugares.

 

A 9 de outubro, a Academia Sueca anunciou a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2015 ao ‘Quarteto de Diálogo para a Tunísia’, uma coligação de organizações da sociedade civil, distinção que pretende ser "um elemento encorajador" para todos os tunisinos e “uma inspiração para todos os que aspiram à democracia na Tunísia, Norte de África e no resto do mundo".

 

O Quarteto, formado no verão de 2013, inclui a União Geral dos Trabalhadores da Tunísia, a Confederação de Indústria, Comércio e Artesanato da Tunísia, a Liga dos Direitos Humanos da Tunísia e a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia.

 

Para o Comité Nobel, as quatro instituições criaram um processo político alternativo e pacífico numa altura em que o país estava à beira de uma guerra civil.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados