Página Inicial







Vaticano: Papa pede sensibilidade no acolhimento de migrantes
13 de Novembro de 2015

O Papa recebeu na quinta-feira, 12 de Novembro, um grupo de 12 bispos da Eslováquia, que estão em visita ad limina ao Vaticano; um símbolo do vínculo de comunhão com o Sucessor de Pedro e de aprofundamento da colegialidade e da mútua colaboração.

 

Francisco lhes entregou um discurso escrito, preparado anteriormente, que tem início com o convite ao episcopado desta nação europeia a acolher os migrantes com espírito de caridade e respeito pela dignidade da pessoa humana.

 

“Se o povo eslovaco mantiver sua identidade cultural e o seu patrimônio de valores éticos e espirituais, tão ligados à tradição católica, poderá se abrir sem temores ao confronto e contribuir para um sincero e frutuoso diálogo sobre temas de importância vital como a dignidade da vida e a função essencial da família”, escreve o Pontífice. 

 

Neste sentido, o Papa encoraja os bispos a desenvolverem uma nova linguagem de evangelização, que torne mais compreensível a mensagem de Cristo. “Por isso, é importante que a Igreja infunda esperança, para que todas as mudanças do momento atual se transformem em um autêntico progresso”.

 

O papel dos leigos e da pastoral familiar no contexto social e nas comunidades eclesiais também são mencionados no texto.

 

“É necessário valorizar os jovens, pois neles pulsa o forte desejo de serviço ao próximo e de solidariedade, o que requer a orientação e a confiança dos Pastores. Tenham também solicitude paterna com os sacerdotes: eles precisam de programas bem articulados de formação para serem competentes evangelizadores”.

 

“A preparação – ressalva o Pontífice – se una ao testemunho de uma vida exemplar e em estreita comunhão com os Bispos, que devem ouvi-los e tratá-los com confiança”.

 

Concluindo, o Papa também chama a atenção para a questão dos “rom” (nômades, em tradução livre), que ainda vivem em uma “certa separação social”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados