Página Inicial







Europa: Acolher generosamente os refugiados
18 de Setembro de 2015

Na conclusão da assembleia geral anual do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), foi divulgado um comunicado final em que se apela por uma ação mais decidida da União Europeia e da ONU em favor dos refugiados.

 

Reunidos pela primeira vez na Terra Santa, os presidentes dos episcopados europeus destacam que a complexidade desta situação, em todas as suas diferentes variáveis, deve merecer grande atenção por parte dos Estados, visando uma resposta tempestiva aos que precisam de assistência imediata.

 

“É importante acolher com hospitalidade generosa todos os desesperados pela guerra, a perseguição e a miséria e colaborar para a sua integração”, acrescenta a nota.

 

Os bispos auspiciam que a ONU assuma esta situação com a devida consideração e alcance uma solução efetiva, não só no que toca ao acolhimento aos migrantes mas também quanto à situação dos países de origem destas pessoas. Ainda no comunicado, alegam que “é urgente tomar medidas apropriadas para deter a violência que tomou conta daquelas nações, e substituí-la por um ambiente de paz, mais favorável ao desenvolvimento de todos os que ali vivem”.

 

A assembleia geral anual dos bispos do Conselho europeu reuniu mais de 40 bispos para discutirem os desafios da Igreja no território.

 

Na abertura do evento, no dia 11 de setembro, o anfitrião, Dom Fouad Twal, Patriarca Latino de Jerusalém, recordou também a difícil situação dos migrantes e refugiados que procuram na Europa paz, trabalho e uma qualidade de vida decente.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados