Página Inicial







Portugal: Assembleia dos Institutos Religiosos
28 de Abril de 2016

A Conferência dos Institutos Religiosos Portugueses (CIRP) esteve reunida em Fátima entre os dias 18 e 19 de abril para assembleia geral.

 

A Carta Encíclica Laudato Si, os Panamá Papers e a eutanásia estão entre os temas que foram debatidos durante a assembleia.

 

Sobre a Carta Encíclica Laudato Si do Papa Francisco sobre o Cuidado da Casa Comum, o Dr. Pedro Vaz Patto, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, sublinhou alguns aspetos, tais como: a dignidade e o lugar do ser humano, a procura de uma autêntica ecologia humana, a ecologia da vida quotidiana e a necessidade de uma constante conversão traduzida em mudança de hábitos. Não deixou de tocar alguns pontos mais controversos como a questão do ambiente e demografia, ciência e tecnologia, a ideologia do género e o estatuto dos animais não humanos. Sublinhou que é fundamental não pôr tudo no mesmo plano.

 

Depois da apresentação de algumas notas sobre ecologia e vida religiosa, feita

pelo P. Manuel Barbosa, e da formulação de algumas perguntas, o Dr. Vaz Patto

tocou ainda a questão duma ecologia integral e dos problemas relacionados com os paraísos fiscais, chamando a atenção para a Nota que a Comissão Nacional Justiça e Paz publicara sobre Panamá Papers, no dia 15 de abril de 2016.

 

A eutanásia foi outro tema debatido na assembleia e as diversas intervenções, assim como as respostas às questões apresentadas, consistiram num verdadeiro hino à vida, fazendo notar que matar nunca é solução.

 

Os superiores dedicaram também algum tempo para uma avaliação do Ano da Vida Consagrada, identificando aspetos positivos e outros menos conseguidos.

 

Ouça aqui uma breve entrevista com o padre José Vieira, missionário comboniano, presidente da Conferência dos Institutos Religiosos Portugueses.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados