Página Inicial







Equador: Cáritas Portuguesa envia 25 mil euros para apoiar as vítimas do sismo
28 de Abril de 2016

A Cáritas Portuguesa vai enviar 25 mil euros à sua congénere do Equador para apoiar as vítimas do sismo que atingiu a zona costeira do país sul-americano e prepara-se para lançar uma campanha de recolha de fundos.

 

Num comunicado enviado à Agência Ecclesia, a organização informa que para além dos 25 mil euros, e no “seguimento das crescentes manifestações de solidariedade” da população portuguesa, vai lançar durante a próxima semana uma campanha de recolha de fundos a nível nacional.

 

O objetivo da campanha de recolha de fundos é contribuir para que a Cáritas Equador consiga “continuar a apoiar o povo equatoriano e a amenizar a situação vivida no país”.

 

A ajuda é pedida a “todas Cáritas (20), paróquias e comunidade em geral” para que contribuam também para “amenizar a difícil situação” vivida no país e para que o povo equatoriano possa “iniciar a reconstrução das suas vidas”.

 

Segundo dados das autoridades oficiais do Equador, o sismo do dia 16 de abril causou 655 vítimas mortais e 17.638 feridos, além de elevados danos materiais: mais de mil edifícios ficaram destruídos e 829 afetados, incluindo centenas de escolas.

 

A Cáritas Portuguesa assinala que, neste momento, as prioridades são o resgate de vítimas, a construção de abrigos para a população deslocada, a ajuda alimentar, artigos de higiene, água e saneamento, e a recuperação material, psicológica e espiritual da população nas províncias afetadas.

 

“A estimativa total para a reconstrução ascende aos três mil milhões de dólares”, acrescenta a instituição católica.

 

A gravidade do sismo levou as autoridades locais a decretarem estado de emergência em 6 províncias daquela nação sul-americana: em Esmeraldas, Los Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo, localizadas junto à linha do Pacífico.

 

Segundo a Cáritas Portuguesa, a Caritas Internationalis está também a preparar um novo “apelo de emergência”.

 

Fonte: Agência Ecclesia



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados