Página Inicial







Turquia: Cimeira da ONU para renovar compromisso com a humanidade
28 de Abril de 2016

A primeira Cimeira Mundial Humanitária, que acontecerá em Istambul, na Turquia, nos dias 23 e 24 de maio, “será o momento para nos unirmos na renovação de nosso compromisso com a humanidade”.

 

Assim o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, convocou a comunidade internacional para que “nenhuma pessoa que esteja em um conflito armado, nenhuma com pobreza crônica, nenhuma que viva com o risco de perigos naturais e do aumento do nível do mar fique esquecida”.

 

O informe Uma Humanidade: A Responsabilidade Compartilhada, refere que aproximadamente 40 dos 193 Estados membros das Nações Unidas experimentam “crises e violência de nível, alto, médio ou baixo”.

 

Ban adverte que “as atuais crises em nossa economia política mundial, junto com a mudança climática”, a violência extremista, o terrorismo, a criminalidade transnacional e a persistência de brutais conflitos armados estão devastando as vidas de milhões de pessoas e provocando a desestabilização de regiões inteiras.

 

“Os complexos desafios de hoje cruzam as fronteiras e superam a capacidade de qualquer país ou instituição individualmente. Precisamos restaurar a confiança em nossa ordem mundial internacional e na capacidade de nossas instituições nacionais e regionais para enfrentar com eficácia esses desafios”, pontuou.

 

A cúpula tem por objetivo reunir a comunidade internacional (sociedade civil, governantes, setor privado, representantes das missões de paz) para conceber novas políticas e estratégias de assistência humanitária nos países afetados.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados