Página Inicial







Brasil: As tragédias da mineração como tema de encontro dos bispos
7 de Junho de 2016

“Casa Comum: ênfase sobre a mineração” é o tema de um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que pretende debater os dramas causados pela indústria da mineração.

 

Um dos objetivos do encontro é a solidariedade para com a arquidiocese de Mariana e as demais dioceses que compõem a Bacia do Rio Doce, atingidas com o rompimento da barragem. “É preciso chamar atenção dos órgãos públicos e das instituições sobre esse assunto”, explicam os organizadores.

 

No último dia do encontro, 9 de junho, haverá uma celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), que será presidida pelo Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Após a celebração, os bispos, coordenadores de pastoral e representantes dos atingidos irão seguir para uma visita ao distrito de Bento Rodrigues, local do rompimento da barragem.

 

“Visitar o local significa passar a conhecer a realidade in loco para também ter a sensibilidade e sentir um pouco, mesmo que sem a presença da maioria das vítimas, os dramas que eles viveram e estão a viver. Esta visita é uma expressão humana, solidária e profética da Igreja que quer chamar atenção das autoridades e da sociedade para essa tragédia e também para pensar em formas de prevenção e em políticas para fiscalizar essas empresas e barragens”, explica o padre Roberto Marcelino, secretário executivo do Regional Leste 2, da CNBB.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados