Página Inicial







Portugal: Livro com mensagens papais para celebrar “Dia das Comunicações Sociais”
5 de Maio de 2016

A publicação do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), com a chancela da Paulus Editora, vai ser apresentada hoje, 5 de maio, em Lisboa, no contexto da celebração do 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais (8 de maio).

 

Além do um livro que reúne todas as mensagens dos Papas para esta jornada, o SNCS assinala a data com o lançamento do 'Prémio de Jornalismo D. Manuel Falcão’.

 

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais afirmou que há uma atenção “permanente” da Igreja Católica à “evolução” dos media e ao “contributo dos valores humanos e cristãos” para a comunicação.

 

“As mensagens mostram a permanente atenção da Igreja às implicações sociais e de evangelização conexas com o progressivo enriquecimento dos recursos comunicacionais”, escreve D. Pio Alves, no prefácio do livro ‘Dia Mundial das Comunicações Sociais. 50 mensagens, de Paulo VI a Francisco’.

 

Segundo o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, as mensagens dos sucessivos Papas “testemunham a impressionante evolução tecnológica no âmbito global da comunicação”.

 

“Globalmente, a atenção pende muito mais para um diálogo com as populações em geral e os produtores e utilizadores da comunicação, nos seus diferentes suportes, que para abordagens mais intraeclesiais”, observa D. Pio Alves.

 

Este responsável fala numa “extensa” lista de “sublinhados de valores fundamentais” e de “valores cristãos”.

 

Com informações da «Agência Ecclesia».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados